ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia

noticias

Software da Fundacentro recebe patente

Programa de sobrecarga térmica monitora a exposição ao calor de trabalhadores que atuam a céu aberto

A Fundacentro iniciou o ano de 2013 com mais uma patente. O software de sobrecarga térmica obteve registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como programa de computador em 10 de janeiro.

A iniciativa busca instituir cada vez mais a cultura de patente na instituição e marca o início das atividades do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica. Esse órgão está previsto no Novo Estatuto da Fundacentro, conforme a lei 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que “dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica”.

O software de sobrecarga térmica monitora a exposição ao calor dos trabalhadores rurais, utilizando dados provenientes das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet. Ele estima o Índice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo - Ibutg, referência internacional utilizada para medir a exposição ao calor excessivo. Também exibe as medidas de prevenção e controle necessárias para cada caso apresentado.

Já é possível acessar o software através do portal da Fundacentro. Basta clicar no link Sobrecarga Térmica ou ir direto para a página:
http://www.fundacentro.gov.br/conteudo.asp?D=CTN&C=2115 Para fazer o cálculo, deve-se digitar o nome da cidade do local de interesse e procurá-lo no mapa. Depois, seleciona-se o tipo de atividade realizada e tipo de cobertura do solo. Esse trabalho foi desenvolvido pela unidade da Fundacentro em Campinas, com os pesquisadores Paulo Maia e Álvaro Ruas. O objetivo dessa ação é contribuir para o trabalho seguro e saudável no campo e em áreas urbanas abertas, fornecendo uma ferramenta gratuita de gestão para monitoramento das condições térmicas dos trabalhadores que atuam a céu aberto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail:
sobrecargatermica@fundacentro.gov.br