ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia

resep masakan >resep masakan Adi Sucipto News and Entertainment delicious recipe berita bola jual obral pojok game recept puncak pass cita rasa catering anjing dijual
noticias

Software da Fundacentro recebe patente

Programa de sobrecarga térmica monitora a exposição ao calor de trabalhadores que atuam a céu aberto

A Fundacentro iniciou o ano de 2013 com mais uma patente. O software de sobrecarga térmica obteve registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como programa de computador em 10 de janeiro.

A iniciativa busca instituir cada vez mais a cultura de patente na instituição e marca o início das atividades do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica. Esse órgão está previsto no Novo Estatuto da Fundacentro, conforme a lei 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que “dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica”.

O software de sobrecarga térmica monitora a exposição ao calor dos trabalhadores rurais, utilizando dados provenientes das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet. Ele estima o Índice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo - Ibutg, referência internacional utilizada para medir a exposição ao calor excessivo. Também exibe as medidas de prevenção e controle necessárias para cada caso apresentado.

Já é possível acessar o software através do portal da Fundacentro. Basta clicar no link Sobrecarga Térmica ou ir direto para a página:
http://www.fundacentro.gov.br/conteudo.asp?D=CTN&C=2115 Para fazer o cálculo, deve-se digitar o nome da cidade do local de interesse e procurá-lo no mapa. Depois, seleciona-se o tipo de atividade realizada e tipo de cobertura do solo. Esse trabalho foi desenvolvido pela unidade da Fundacentro em Campinas, com os pesquisadores Paulo Maia e Álvaro Ruas. O objetivo dessa ação é contribuir para o trabalho seguro e saudável no campo e em áreas urbanas abertas, fornecendo uma ferramenta gratuita de gestão para monitoramento das condições térmicas dos trabalhadores que atuam a céu aberto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail:
sobrecargatermica@fundacentro.gov.br