ORIENTAÇÕES DE FORMATAÇÃO DE MANUSCRITO

 

(texto autorizado e adaptado do modelo do periódico Gestão & Produção)  

 

Título do artigo no primeiro idioma

Título do artigo no segundo idioma

 

Nome Completo do Autor1 https://orcid.org/ (opcional)

Nome Completo do Autor2 https://orcid.org/(opcional)

Nome Completo do Autor3 https://orcid.org/(opcional)


Como citar: Sobrenome, A. A., Sobrenome Parentesco, B. B., & Sobrenome Parentesco, C. C. [não usar et al.] (Ano). Título do artigo no primeiro idioma. Ação Ergonômica, volume (número), https://doi.org/…(quando houver)

 

1Departamento, Faculdade, Instituto, Universidade – SIGLA, Cidade, UF, País, e-mail: 

2Departamento, Faculdade, Instituto, Universidade – SIGLA, Cidade, UF, País, e-mail: 

3Departamento, Faculdade, Instituto, Universidade – SIGLA, Cidade, UF, País, e-mail: 

 

Suporte financeiro: Informações sobre a existência ou não do suporte financeiro é obrigatória.

 

Resumo: Elabore seu resumo não estruturado, utilizando entre 150 e 250 palavras, de forma que ele possa se sustentar sozinho, sem a necessidade de referências e sem utilizar abreviações. Caso absolutamente necessário utilizar siglas; estas devem ser definidas na primeira oportunidade.

 

Palavras-chave: Inclua de 3 a 6 palavras-chave após o resumo.


Abstract: Compose an unstructured abstract, of between 150 and 250 words, which can stand alone without the need for references, and without using abbreviations. If acronyms are absolutely necessary, they must be defined at the earliest opportunity.

 

Keywords: Include 3 to 6 keywords after the abstract.

 

1 Introdução

 

O artigo deverá ser preparado em MS Word®, com letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e coluna simples. A especificação para as margens superior, inferior, à direita e à esquerda é de 2,5 cm. As propriedades do documento devem ser editadas para impedir a identificação do Autor.

 

2 Arquivos para submissão

 

Durante a submissão você deverá enviar o texto do manuscrito separado em dois arquivos distintos:

 

Autoria.docx

 

Lista de autores

Lista de afiliações

Agradecimentos

Declaração de fontes de financiamento

Declaração de conflitos de interesse

Declaração sobre disponibilidade de dados (se necessário)

 

Manuscrito.docx

 

Título no idioma principal

Título traduzido

Resumo e palavras-chave no idioma principal

Resumo e palavras-chave traduzido

Texto completo

Referências

Tabelas

Figuras

Apêndices

 

2.1 Lista de autores

 

Incluir os nomes de todos os autores por extenso, um por linha e usar índice numérico sobrescrito para relacionar com as afiliações, e asterisco “*” para indicar o autor correspondente. Colaboradores que não atendam aos critérios de autoria conforme nossas políticas editoriais, devem ser incluídos somente nos agradecimentos.

 

A revista Ação Ergonômica também recomenda a adoção e envio do ID ORCID para todos os autores.

 

Exemplo: 

Nome do Autor1 https://orcid.org/0000-0003-0060-072X

Nome do Segundo Autor2* https://orcid.org/0000-0003-0060-073X

 

2.2 Lista de afiliações

 

A lista de afiliações deve estar logo após os nomes, uma afiliação por linha e seguir o modelo:
 

1Grupo, Laboratório, Programa, Departamento, Instituto, Faculdade ou Escola, Universidade – SIGLA, Endereço, Caixa Postal, CEPCidadeUFPaísE-mail. (Itens em negrito são obrigatórios).

 

2.3 Agradecimentos

 

Caso o trabalho tenha sido financiado por algum órgão de fomento, o mesmo deve ser citado.

 

Exemplo:

 

Este trabalho contou com apoio financeiro do (....) através do Processo (.......)

 

Colaboradores que não atendam aos critérios de autoria, conforme nossas políticas editoriais, devem ser incluídos somente nos agradecimentos. A identificação dos autores deve estar presente em um documento separado do texto principal, nomeado como autoria.docx. Este documento deve conter:

 

2.3.1 Declarações

 

As seguintes declarações devem ser elaboradas conforme orientado nas políticas editoriais:

 

Declaração de fontes de financiamento: Quando algum suporte foi recebido inclua uma declaração descritiva com dados da agência e projeto, exemplo: “Este trabalho contou com apoio financeiro da FAPESP (projetos xxxx, yyyy); e CNPq (projeto zzzzzz)”. Caso o trabalho não tenha contado com apoio financeiro, inclua a seguinte declaração: “Este trabalho não contou com financiamento específico de instituições ou órgãos nos setores públicos, privados ou sem fins lucrativos”

 

Declaração de conflitos de interesse: Elabore a declaração conforme descrito nas nossas políticas editoriais. No caso de não haver nenhum potencial conflito de interesse, os autores devem declarar: “Os autores declaram não haver conflitos de interesse pertinentes”.

 

Declaração sobre disponibilidade de dados: Siga as orientações das políticas editoriais e elabore uma declaração informando se os dados utilizados estão disponíveis e como podem ser obtidos, ou uma declaração do motivo para não disponibilizar os dados.

 

2.4 Título

 

Evite a utilização de siglas ou fórmulas. Tenha em mente que o título do seu artigo frequentemente será exibido em resultados de busca, então crie um título informativo e conciso. Após o título no idioma do artigo, inclua sua versão traduzida. Textos em inglês devem incluir a tradução do título para português, e vice-versa.

 

2.5 Resumo e palavras-chave

 

Elabore seu resumo não estruturado, utilizando entre 150 e 250 palavras, de forma que ele possa se sustentar sozinho, sem a necessidade de referências e sem utilizar abreviações. Caso absolutamente necessário utilizar siglas, estas devem ser definidas na primeira oportunidade. Inclua de 3 a 6 palavras-chave após o resumo. Textos em inglês ou espanhol devem incluir a tradução do resumo e palavras-chave em português; textos em português devem apresentar resumo e palavras – chave em inglês. 

 

2.6 Seções

 

Separe e organize seu texto de forma clara em seções numeradas. As subseções devem ser numeradas 1.1 (depois 1.1.1, 1.1.2, ...), 1.2, etc. (o resumo não deve ser incluído na numeração das seções).

 

2.7 Figuras

 

Figuras, gráficos, imagens, fluxogramas, desenhos, etc., devem estar citados no corpo do texto em algarismos arábicos e apresentar resolução mínima de 300 dpi. As legendas de figuras devem estar logo abaixo das mesmas. Caso haja texto na figura, verificar se este se encontra no idioma do artigo.

 

Por ser uma publicação online os autores podem utilizar cores na preparação de suas figuras. As figuras não serão redesenhadas nem editadas e, por essa razão, devem ser preparadas, preferencialmente por um profissional, com cuidado para que mantenham uniformidade no tipo e tamanho de fonte utilizados ao longo do artigo todo. Recomendamos que sejam seguidas todas as orientações do ICJME quanto a preparações de ilustrações para submissão (http://www.icmje.org/recommendations/browse/manuscript-preparation/preparing-for-submission.html#i)

 

Imagens não devem ser manipuladas ou ajustadas de forma que possam resultar em má interpretação das informações. Recomendamos que sejam observadas as dicas e exemplos publicados em "What's in a picture? The temptation of image manipulation" (Rossner & Yamada, 2004).

 

Os gráficos, fotografias, esquemas, ilustrações, etc. são considerados como figuras e devem ser enviados nos formatos TIFF ou JPG, com tamanho mínimo de 2500 pixels de largura, além de permitir a perfeita leitura de todos os textos e símbolos utilizados. No caso de utilizar setas, símbolos, letras ou números para identificar partes das figuras certifique-se de identificá-los claramente na respectiva legenda.

 

 

2.8 Tabelas e quadros

 

Devem sempre estar editáveis, ou seja, elaborados utilizando o recurso de criar tabelas no MS Word. Utilize Tabelas para apresentar dados quantificáveis e Quadros para apresentar informações não quantificáveis. Quadros e Tabelas devem sempre estar citados no texto, utilizando numeração em algarismos arábicos e ordem em que aparecem no texto. 

 

Figuras, Tabelas e Quadros devem ser inseridas no artigo após a lista de referências e sempre precedidos por sua respectiva legenda. A legenda deve ser uma breve descrição da Tabela ou Quadro e explicações específicas sobre valores ou abreviações devem ser inseridos em nota de rodapé.

 

2.09 Equações e expressões matemáticas

 

As fórmulas simples exibidas em linha podem ser expressas como texto simples quando possível. Todas as expressões matemáticas devem ser editáveis, elaboradas utilizando o editor nativo do MS Word ou o MathType, e numeradas em algarismos arábicos e citadas na ordem em que aparecem no texto.

 

A=πr2 (1)

 

2.10 Características do idioma

 

Em números decimais para textos em português ou espanhol, utilizar vírgulas, e não ponto. As palavras estrangeiras que aparecem no texto deverão estar em itálico.

 

2.11 Citações

 

Certifique-se de que todas as citações estejam na lista de referências e vice-versa. Todas as citações feitas no texto devem ser referenciadas seguindo o padrão estabelecido na sexta edição do Manual de Publicação da American Psychological Association.

 

As citações feitas no corpo do texto devem ser sempre seguidas do ano de publicação da referência: Donaire (1999) ou (Donaire, 1999). Quando houver dois autores, indicar os sobrenomes dos autores separados por “&”: Ackermann & Eden (2001) ou (Ackermann & Eden, 2001). Havendo mais de dois autores, citar o sobrenome do primeiro, seguido da expressão “et al.”: Manso et al. (2015) ou (Manso et al., 2015). Se houver mais de um artigo dos mesmos autores publicados no mesmo ano, faça a distinção com letras minúsculas: Manso et al. (2015a, b). Para separar duas ou mais citações utilize o ponto e vírgula: (Manso et al., 2015; Ackermann & Eden, 2001; Donaire, 1999a, b).

 

Referências

 

A lista de referências será reformatada para o estilo APA; entretanto os autores podem submeter em qualquer dos formatos internacionais mais estabelecidos (APA, Harvard, Chicago etc), desde que seja apresentada em ordem alfabética do último sobrenome do primeiro autor, seguida da ordenação pelo ano usando as letras minúsculas (a, b etc.) quando necessário. As referências devem apresentar o nome de todos os autores e os nomes dos periódicos devem ser indicados por extenso. A seguir alguns exemplos formatados segundo a norma APA:

 

Livro 

Donaire, D. (1999). Gestão ambiental na empresa (2a ed.). São Paulo: Atlas.

 

Capítulo de livro 

Ackermann, F., & Eden, C. (2001). SODA: journey making and mapping in practice. In J. Rosenhead & J. Mingers (Eds.), Rational analysis in a problematic world revisited(2nd ed., pp. 43-61). London: Wiley.

 

Artigo de periódico 

Manso, D. F., Suterio, R., & Belderrain, M. C. N. (2015). Estruturação do problema de gerenciamento de desastres do estado de São Paulo por intermédio do método Strategic Options Development and Analysis. Gestão & Produção, 22(1), 4-16. https://doi.org/10.1590/0104-530X1105-13.

Rossner, M., & Yamada, K. M. (2004). What's in a picture? The temptation of image manipulation. Journal of Cell Biology, 166(1), 11-15. https://doi.org/10.1083/jcb.200406019.

 

Dissertação e tese 

Miranda, G. J. (2005). Valor de empresas e medidas de desempenho econômico: um estudo em empresas atacadistas brasileiras (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

 

Trabalho apresentado em evento 

Camilloti, B. M., Israel, V. L., & Chi, A. (2006). Necessidade de um sistema de apoio à decisão em acupuntura. In Anais do X Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (pp. 1-3). Florianópolis: SBIS.

 

Legislação 

Brasil. (1991, 25 de setembro). Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências (seção 1, nº 142, pp. 21005-21011). Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

 

Material em meio eletrônico 

Norsys Software Corp. (2008). Norsys netica: bayesian networks graphical application. Recuperado em 22 de setembro de 2008, de http://www.norsys.com/netica.html