Na última quinta-feira, dia 08 de agosto, no Auditório da Escola Politécnica da PUCPR ocorreu o Primeiro Fórum de Certificação em Ergonomia e Fatores Humanos para Estudantes de Engenharia. Este fórum teve como Tema: “A importância da formação em Fatores Humanos e Ergonomia para as Engenharias e a Cerificação ERG BR 5001”.
Um total de 23 estudantes de graduação que atenderam aos critérios mínimos de exigência pela Norma ERG BR 5001 e receberam o certificado CEFHE-C referente ao projeto piloto realizado em parceria com a PUCPR.
O desenvolvimento deste modelo de certificação, iniciou em 2019 e sua implantação trará como contribuição dar visibilidade aos professores, cursos e instituições que têm se engajado na promoção da Ergonomia e Fatores Humanos, assim como, busca reconhecer os futuros profissionais que se engajaram no aprendizado destas competências. Vale ressaltar que esta certificação contribuirá, também, com o processo de contratação destes profissionais diferenciados nos diversos setores produtivos; não só para as empresas que buscam o atendimento legal, mas também naquelas que investem nos aspectos humanos e sociais da sustentabilidade visando proporcionar benefícios para a sociedade e para o meio ambiente.
Desde o início das primeiras pesquisas realizadas, mais de uma centena de pessoas contribuíram de forma direta e indireta para o desenvolvimento deste modelo de certificação. Estiveram presentes representantes e autoridades sendo:
▫️ Rosimeire Sedrez Bitencourt, Coordenadora da Certificação de Estudantes do SisCEB/ABERGO
▫️ Sra. Lucy Mara Baú, presidente da ABERGO
▫️ Decano da Escola Politécnica, Sr. Marco Paludo
▫️ Sra. Gabriela Lobo Veiga, coordenadora do curso de engenharia de Produção da PUCPR e representando do IAB
▫️ Sra CAMILLA BUTTURA CHRUSCIAK representante do PPGEPS- Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR e do PIM - Projeto Institucional de Modernização da Engenharia e Controle e Automação
▫️ Sr. Marcelo Dagola membro do IAB – Industry Advisory Board
▫️ Sr. Antônio Cezar Bornia, presidente da ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, representada por meio de vídeo
Comments